TV GC

Fritar em duas etapas: o segredo da batata crocante por fora e macia por dentro

Culinária - 26/02/2016 13:59 (atualizado em 26/02/2016 14:08)
Como acompanhamento de sanduíches, carnes ou sozinha, como petisco, a batata frita é o tipo de prato difícil de resistir, especialmente quando está fresquinha, crocante por fora e com maciez inconfundível por dentro. Se em casa você nunca consegue reproduzir a textura encontrada em restaurantes e lanchonetes, então deve aprender os segredinhos por trás do preparo.

O primeiro truque simples para uma batata frita crocante por fora e macia por dentro é realizar a fritura em duas etapas. Após lavar e fatiar as batatas, frite o alimento em óleo bem quente até que fiquem um pouco esbranquiçadas. Ao atingir esse ponto, escorra, coloque sobre papel absorvente e deixe que sequem em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos. Por fim, devolva as batatas ao óleo e termine de fritar.
Aprenda como preparar batata frita sequinha no forno

Outro método simples para garantir uma batata frita igual a de restaurante é, depois de fritar o alimento pela metade do tempo, levar ao congelador por 1 a 2 horas. Em seguida, basta mergulhar as batatas congeladas no óleo bem quente. Quando estiverem douradas, seque em papel absorvente e adicione o sal enquanto ainda estiverem bem quentinhas.

Se você deseja uma opção mais leve e saudável, pode fazer ainda uma batata crocante sem óleo. Para preparar, basta cozinhar o alimento no vapor para que fique macio. Depois de cozidas, leve as batatas a uma tigela e acrescente o azeite. Misture com as mãos e coloque em uma assadeira e leve ao forno. De tempos em tempos, vire as batatas na assadeira para que elas fiquem douradas dos dois lados. Adicionar sal e alecrim é uma excelente opção para inovar e dar mais sabor ao prato. 

Aprenda como preparar um frango empanado sem fritar:
Fonte: Bolsa de Mulher

Mais notícias