TV GC

Pergolados, charme para as áreas externas

O termo pergolado provém da palavra pérgola, que possui origem na Itália, lá elas eram locadas para apoio do cultivo das uvas

Café com Decor - 16/11/2017 15:06

Olá pessoal! Na coluna de hoje vamos falar sobre os charmosos pergolados!

É difícil não se encantar com este elemento, cuja estrutura nos permite usufruir de sombra e ventilação em espaços abertos. O termo pergolado provém da palavra pérgola, que possui origem na Itália, lá elas eram locadas para apoio do cultivo das uvas. Com o passar do tempo percebeu-se o valor e a beleza deste elemento e outras espécies vegetais começaram a ser plantadas no entorno destas peças. As pérgolas têm como característica principal sua cobertura vazada com conformidade de réguas paralelas sustentadas por pilares.

Os pergolados podem ter usos diversos, servindo como espaço de cultivo de plantas, circulação, abrigo de veículos, ambiente de contemplação e leitura, podendo também ser um lugar para fazer refeições e receber amigos. Os materiais construtivos desta charmosa estrutura variam entre madeira, bambu, concreto, alumínio e aço, ambos devem receber tratamento correto para ficar em áreas externas, o que garante grande durabilidade e resistência.

A cobertura das pérgolas é opcional. Uma alternativa encantadora é permitir o crescimento das trepadeiras locadas no entorno do elemento até a estrutura superior. Em algumas versões vê-se o “telhado” de vidro ou policarbonato, que permite proteção mais efetiva da chuva e do sol.

Seja no jardim, na beira da piscina, pertinho da churrasqueira ou da varanda, os pergolados são uma ótima opção para você se aproximar da natureza de maneira inspiradora e prazerosa, além de adicionar muito carinho e capricho na sua casa. Lembre-se de conversar com um profissional de arquitetura para descobrir qual é a melhor opção para a sua necessidade!


Mais notícias