TV GC

Poderoso Abacate!

In Cucina - 13/04/2018 10:02


Uma fruta pouco valorizada nas refeições brasileiras, por aqui utilizamos para cremes batidos ou amassado com açúcar, até para máscaras de cabelo ou pele, mas você conhece as super propriedades do abacate? E as formas de inserir este fruto na sua alimentação? São tantos benefícios para sua saúde que vou tentar convencê-los à utilizar em saladas, sanduíches e pastas, ele vai muito além da “guacamole” !!!

De Fevereiro à Maio ele está em sua melhor oferta, rico em vitaminas e minerais (do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina A, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco) e gorduras monoinsaturadas, a maioria de àcido oleico, o restante é composto por gorduras poli-insaturadas (ômega-6 e ômega-3) e saturadas (ácido palmítico), o abacate costuma ser evitado devido ao seu alto teor calórico, na verdade essa fruta é um excelente aliado nas dietas de emagrecimento, pois proporciona grande saciedade quando adicionada às saladas e sanduíches. As gorduras monoinsaturadas, fundamentais para controlar o colesterol e reduzir as triglicérides são indicados no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, ainda auxilia na absorção de licopeno e betacaroteno, pois os carotenoides (antioxidantes) são solúveis na gordura “boa” que abacate pode oferecer. Resumindo, uma fruta que oferece propriedades: anti-inflamtórias, reduz estresse, reduz colesterol, regulariza trânsito intestinal, inibe o apetite, deixa seus cabelos, unhas e pele saudáveis, auxilia na construção de tecido muscular, ajuda a regular menstruação e sono, ainda melhora a visão. Não dá pra ignorar a super fruta só porque tem umas calorias a mais...

Na versão “salgada” ajuda a compor saladas e sanduíches que saciam a fome, nesta época do ano vêm aquela vontade de comidinhas mais calóricas, então vamos fazer esta receita deliciosa adicionando abacate e camarões grelhados para acabar com qualquer tentação!

SALADA DE ABACATE COM CAMARÕES GRELHADOS (para 4 pessoas)

INGREDIENTES: 1 abacate grande e maduro (firme), 1 alface frizé, 1 pote de iogurte natural, 100gr de ricota fresca, 400 gr de camarões médios (limpos), suco de 2 limões, salsa e cebolinha (picadas), azeite extra virgem, sal e pimenta do reino branca à gosto. MODO DE PREPARO: Lavar a alface e rasgar, fazendo uma “cama” para a a salada, em uma tigela misturar o abacate em cubos, o iogurte, ricota (esfarelada), o suco de 1 limão, salsa e cebolinha, temperar à gosto com sal e pimenta do reino, disponha sobre a alface. Grelhe os camarões (temperados com limão, sal e pimenta) em azeite extra virgem, disponha sobre a salada, regar com um fio de azeite. Se quiser abusar na riqueza desta salada, adicione gomos de laranja e nozes picadas!


Mais notícias