TV GC

ADG de Guaraciaba conquista reconhecimento em nível nacional

Projeto de voleibol de base ganha mais uma vez o reconhecimento nacional com duas atletas e o técnico Evelton Bóllico convocados para a Seleção Brasileira. Projeto já revelou 15 jogadoras profissionais e tem representantes nas Seleção e Superliga

Guaraciaba - 04/05/2018 09:37


No mês de abril encerrou uma das maiores competições de voleibol feminino do mundo, a "Superliga A". Na oportunidade sagrou-se campeão o projeto Dentil Praia Clube de Uberlândia-MG. Nessa competição, técnicos consagrados como Zé Roberto Guimarães do Hinode Barueri, Bernardo Rezende do Sesc Rio de Janeiro e Paulo Coco do Dentil Praia Clube, entre outros, buscaram alcançar a acirrada disputa pelo 1º lugar. Os melhores técnicos e atletas do Brasil se encontram nessa competição, inclusive atletas de Guaraciaba.

Mas Guaraciaba? Sim, a pequena cidade de cerca de 11 mil habitantes, vizinha de São Miguel do Oeste, tem suas representantes na Liga Feminina. Na edição da "Superliga A" 2017/2018 as atletas Iarla Cossul (Sesi-SP) e Edinara Brancher (Hinode Barueri) disputaram a competição. Elas foram reveladas pelo Projeto da Associação Desportiva Guaraciaba (ADG). Outra guaraciabense que faz história é a atleta Pully Klein, que disputou essa competição em oito oportunidades e, neste ano, sagrou-se campeã da "Superliga B" pelo Clube Curitibano, de Curitiba-PR.

Há ainda as atletas Ana Paula Frare e Adriane Matte, ambas têm carreira consolidada na Europa. Já a levantadora Isadora Torres Bóllico, filha do técnico Evelton Bóllico, com 16 anos, também revelada no projeto da ADG, está jogando voleibol nos Estados Unidos. Sem esquecer da aposentada atleta da Seleção Brasileira, Patrícia Aline Bianchi, também de Guaraciaba. Aliás, a camisa da Seleção Brasileira nunca foi defendida por tantos nomes de Guaraciaba.

Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela ADG, bem como a falta de pessoas para trabalhar em quadra nos treinamentos das meninas, hoje, mais uma vez, Guaraciaba faz história nessa modalidade esportiva, elevando não só o Extremo-oeste de Santa Catarina, mas, sim, todo o estado catarinense a uma posição de destaque. Os únicos convocados de Santa Catarina para integrar a Seleção Brasileira feminina são de Guaraciaba. As atletas Gabriela Santin e Laura Muller, juntamente com o técnico Evelton Bóllico, estão competindo com as melhores do Brasil.

Mas as conquistas não para por aí. As atletas Edinara Brancher e Daniela Seibt, também compõem a Seleção Brasileira de voleibol feminino nas suas respectivas categorias. Ambas foram reveladas pela Associação Desportiva Guaraciaba. Atualmente a ADG, juntamente com o município de Guaraciaba, são reconhecidos no Brasil e fora dele pelo majestoso trabalho desenvolvido no voleibol de base, bem sendo, colhem os frutos de ter quatro atletas e um técnico na Seleção Brasileira. Algo inédito para o Estado de Santa Catarina. Mas nada é por acaso, já que é evidente a ascensão de títulos e conquistas.

História de conquistas que virou livro



A posição de destaque rendeu até livro, obra intitulada “Títulos e Conquistas”, foi escrita pelo pesquisador Guaraciabense, Claudemir Parmigiani, que documentou os grandes feitos da ADG. Segundo ele, entre os anos de 2013 e 2017, mais de 20 meninas foram convocadas para integrar a Seleção Catarinense, cinco convocações para a Seleção Brasileira. Somam-se a isso 58 títulos conquistados, dentre eles, dois Campeonatos Brasileiros dos Jogos Escolares, 13 Estaduais, duas pratas no Sul-americano, cinco títulos do Festival Internacional Cidade de Estrela/RS, campeã da Taça Paraná de Voleibol, e tantos outros campeonatos, além de inúmeros prêmios individuais.

Hoje o Projeto ADG/Prefeitura de Guaraciaba alcançou o "status" de projeto mais vencedor de títulos de na base do Brasil. No ano de 2016 a Associação Desportiva Guaraciaba foi vencedora do prêmio “Guga Kuerten” em excelência no esporte, sendo aclamada como o melhor projeto esportivo de Santa Catarina. Cabe salientar que dentre os 295 municípios catarinenses, foi a primeira vez na história que Guaraciaba venceu.

O projeto da ADG fundado em 1995, declarado de interesse público municipal e estadual, é património imaterial do município e carrega os traços de sua gente, tanto da cidade como Gabriela Santin, bem como Daniela Seibt e Laura Muller, estas que tem suas origens na agricultura familiar. O técnico Evelton Bóllico, além de fazer parte do quadro de técnicos da Federação Catarinense e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), foi e é o protagonista do projeto que revelou 15 jogadoras profissionais de voleibol. O projeto é mantido pelos pais das atletas, pela comunidade, colaboradores, patrocinadores e a Prefeitura de Guaraciaba.


Mais notícias