TV GC

MODELO DE NEGÓCIO

Gestão e Negócios - 10/05/2018 17:38 (atualizado em 11/05/2018 09:28)


O termo “modelo de negócio” pode gerar algum nervosismo no mundo corporativo. Isso porque parece ser mais complexo do que realmente o é.

O “modelo de negócio” pode ser definido como uma estrutura conceitual que prova a viabilidade financeira de um negócio, incluindo seu propósito, objetivos e seus planos presentes para alcança-los.

Segundo o especialista em administração Peter Drucker, um bom modelo de negócio responde às seguintes perguntas:

- Quem é o seu cliente?

- O que ele valoriza?

- Como você entrega valor a um custo apropriado?

Já Michael Lewis, autor e jornalista financeiro, resume esse conceito de uma forma simples e direta: “é como você planeja ganhar dinheiro.”

É importante notar que planos de negócios e modelos de negócios têm abordagens diferentes quanto à visão sobre o cliente. Planos de negócios são estáticos, enquanto modelos de negócios são dinâmicos e tendem a focar mais no valor que será entregue ao cliente.

Além do processo de desenvolvimento de produtos e serviços tradicionais, é importante dominar o processo de conquista e desenvolvimento de clientes, desde a sua descoberta até sua validação e aquisição. É necessário também, que problema e solução sejam conhecidos para definir quem é esse consumidor ou usuário.

Modelos de negócio bem planejados são uma importante ferramenta para a estruturação e análise de uma proposta de valor, podendo funcionar ao mesmo tempo como uma fotografia dos princípios que a regem e servir de bússola.



Mais notícias