TV GC

Cerveja e religião: cervejas trapistas

Virtudes Cervejeiras - 01/06/2018 09:25


Olá, adoradores da cultura cervejeira! Hoje continuamos nosso papo sobre cerveja e religião, brindando em homenagem às cervejas trapistas. 

Resumidamente, as cervejas trapistas são produzidas em cervejarias que ficam dentro dos mosteiros da ordem de São Benedito e que pertencem à Associação Trapista Internacional (composta por 20 mosteiros da Ordem Cisterciense da Estrita Observância) mas nem todos produzem cervejas.

OCSO (Order of Cistercians of the Strict Observance)

A Ordem dos Cistercienses da Estrita Observância é uma ordem religiosa contemplativa católica romana formada por mosteiros de monges e monastérios de freiras. Suas vidas são dedicadas a buscar a união com Deus através de Jesus Cristo, em uma comunidade de irmãs ou irmãos.

As regras  

Porém, para que se possa produzir cervejas nestes mosteiros, algumas regras devem ser seguidas rigorosamente. Só assim, as cervejarias recebem o selo de autenticidade trapista que pode ser colocado em rótulos de cerveja, queijos e outros produtos.

#1 Os produtos que levam esta etiqueta devem ser produzidos dentro das paredes do mosteiro ou próximos do mosteiro sob a supervisão de um monge responsável. #2 A comunidade monástica determina as políticas e fornece os meios de produção (equipamentos e insumos). Todo os processos devem estar de acordo com as práticas comerciais próprias de um modo de vida monástico. #3 Os lucros destinam-se principalmente a atender às necessidades da comunidade ou aos serviços sociais.

Sendo assim, a renda deve ser aplicada nos monastérios, nos estudos religiosos e cobrir os custos de vida dos monges e freiras. O restante do lucro deve ser aplicado em ações sociais e benefícios à comunidade local.

Onde encontrar

Dos mais de 170 mosteiros e monastérios trapistas, apenas 20 fazem parte da Associação Internacional, mas apenas 12 produzem cervejas. Desta dúzia, apenas uma está localizada fora da Europa. Veja a lista:

Cerveja Trapista de Achel na Bélgica

Cerveja trapista e queijo trapista de Orval na Bélgica

Cerveja Trapista e Queijo Trapista de Scourmont-Lez-Chimay na Bélgica

Cerveja Trapista de Rochefort na Bélgica

Cerveja Trapista e Queijo Trapista de Westmalle na Bélgica

Cerveja Trapista de Westvleteren na Bélgica

Cerveja Trapista, Queijo Trapista, pão, biscoitos, chocolates, mel e geleias da Koningshoeven em Tilburg, Holanda

Licores trapistas e cerveja trapista de Stift Engelszell na Áustria

Queijo trapista de Mont des Cats na França (a cerveja é produzida na Chimay)   

Cerveja trapista de Zundert, Holanda

Cerveja trapista de Spencer, Estados Unidos

Cerveja trapista de Tre Fontane, Itália

Na próxima coluna falaremos sobre as peculiaridades destas cervejas que são tidas como parâmetro de qualidade em todo o mundo. Até lá! 


Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business TVGC (49) 99936 0092

Mais notícias