TV GC

Programa direcionado à saúde bucal apresenta resultados positivos

Alunos recebem orientação nas escolas sobre a escovação adequada dos dentes. Município identificou redução no número de problemas com caries após o início do programa

Flor do Sertão - 08/06/2018 09:29

Profissional orienta alunos para escovação adequada dos dentes


Uma vez por mês os alunos da rede pública de ensino de Flor do Sertão recebem orientações sobre a escovação adequada dos dentes. Nesta semana ocorreu mais uma etapa do programa, com visitas realizadas na manhã e tarde de segunda-feira. Na ocasião o dentista Adriano Simionato prestou novas orientações aos alunos, chamando a atenção para a necessidade de uma escovação adequada para manter a saúde bucal.

Conforme Simionato, o trabalho é preventivo, no sentido de educar as crianças para criarem o hábito da escovação. “Hoje em dia a gente busca a prevenção, que se torna muito mais eficiente e menos custosa. O custo benefício da prevenção é melhor. Onde o aluno já está tendo a escolarização e você já consegue educá-lo, tornar a escovação um hábito”, explica.

De acordo com o dentista, o principal fator para evitar as caries é a escovação após as refeições, mas frisa que outro ponto importante é a dieta. “O principal é após as refeições, mas depende do tipo de dieta também. Tem pessoas que escovam, mas têm muitos problemas. Por quê? Porque tem uma dieta cariogênica muito grande, com muito açúcar”, exemplifica. Outro fator que influencia, segundo Adriano, é o exemplo dos pais, tanto no aspecto positivo, quanto negativo. “A gente sabe que muitos pais não escovam. Sabem que precisa, mas não escovam”, conclui.

Segundo a secretária de Saúde, Maristela Valler, com o início do programa, a Secretaria de Saúde percebeu uma redução na incidência de problemas de caries nas crianças. Segundo ela, além do benefício da saúde bucal para os alunos, o trabalho preventivo gera economia para o município, que não precisa gastar com materiais e tratamentos dos pacientes. “Nosso trabalho tem sido focado sempre na prevenção”, conclui. 


Mais notícias