TV GC

FRUTAS DO INVERNO

In Cucina - 06/07/2018 09:10


Com a queda da temperatura ocorre um desinteresse quase automático pelos hortifrúti, o desejo pelos alimentos quentes, calóricos, ricos em gorduras e açucares vem sem aviso. Mas e se for possível cometer os pecados do inverno com menos culpa?

Ainda que um pouco esquecidas, as frutas da estação estão mais suculentas e viçosas, o auge dos cítricos trazem a grande sabedoria da Mãe Natureza, nos lembrando que é hora de cuidar da saúde. As frutas do outono e inverno te ajudam a enfrentar os meses frios, olhe com mais carinho e você verá o abacate, a maçã, o morango, a pera, o caqui, figo e banana com preços mais acessíveis e porque não fazer tortas, bolos, saladas e risotos? Começou a ficar interessante não é mesmo?

Essas frutas contém propriedades fantásticas para combater os males do inverno como a gripe, o desânimo e até a digestão lenta. 

Os deliciosos risotos italianos, quentes e cremosos, uma delícia nos dias frios podem ser acrescidos com algumas destas frutas, o risoto de pera com gorgonzola e nozes ou o de morango com queijo grana padano e espumante são dois clássicos para reunir amigos e harmonizar vinhos.

Se é pra ser tão gostoso, chame as crianças e vamos fazer um fondue, queijo e chocolate, com a mesa farta de frutas coloridas e deliciosas, fruta combina com queijo (e como) e fica divino! O fondue pode charmoso e romântico, mas antes de tudo é divertido, crianças grandes e pequenas adoram, com o bônus das frutinhas inseridas de forma lúdica na refeição.

Segue duas versões bem brazucas deste clássico suísso, preparo fácil com ingredientes acessíveis (muitas vezes os queijos importados e bebidas utilizadas nas receitas originais não estão disponíveis)


FONDUE DE CHOCOLATE (para 4 pessoas)

Ingredientes: 2 barras de chocolate meio amargo, 1 barra de chocolate ao leite, 2 caixinhas de creme de leite e 1 dose de Cognac. Modo de preparo: Derreta o chocolate em um aparelho de fondue acrescentando o creme de leite e o Cognac. Sirva com frutas picadas de sua escolha.

FONDUE DE QUEIJO (para 4 pessoas)

Ingredientes: 100 gr de Mozzarella ralado, 100  gr de Gouda ralado, 100 gr de Emmenthal ralado, 100gr de Gruyère (todos os queijos podem ser nacionais), 1 caixinha de creme de leite, 1 dose de vinho branco seco, um dente de alho. Modo de preparo: Amasse o dente de alho e passe no interior do aparelho de fondue, acrescente os queijos e o creme de leite, deixe derreter em fogo brando, acrescente o vinho branco seco. Sirva com pães, torradas e frutas picados. 

Aproveite o inverno !!! 


Mais notícias