TV GC

Guaraciabense participa de competição mundial de supercomputadores

Jedian Brambilla integrou uma equipe de acadêmicos da Universidade Federal do Paraná, que representou o Brasil na “Student Cluster Competition”, competição de supercomputadores realizada em Frankfurt, na Alemanha, com participação de estudantes do mundo todo

Guaraciaba - 06/07/2018 09:33


O guaraciabense Jedian Brambilla, de 21 anos, foi um dos seis acadêmicos do 7º período do Curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a participar da “Student Cluster Competition” (SCC), ocorrida durante a International Supercomputing Conference (ISC), uma competição de supercomputadores realizada em Frankfurt, na Alemanha, com participação de estudantes do mundo todo.

Jedian e os outros cinco colegas, orientados pelo professor Daniel Weingaertner, formaram a equipe Void Warshall, que trabalhou no projeto desde o final do ano passado. Para participar, a equipe se inscreveu e precisou passar por uma seletiva, que escolheu os 12 melhores projetos para a apresentação no evento.

A participação ocorreu dos dias 18 a 28 de junho. Conforme Jedian, o resultado oficial ainda não foi divulgado. Apenas é sabido que a equipe não ficou entre os três primeiros. “Acreditamos que ficamos em 4º lugar”, comenta, ao valorizar a participação e citar a pouca tradição do Brasil nesse tipo de competição. “Não esperávamos vencer. O Brasil é iniciante neste tipo de competição”, argumenta.

Conforme o acadêmico, os custos para a apresentação do projeto foram bancados pelo Laboratório C3SL, que opera dentro da Universidade. Brambilla lembra que a participação não é remunera, porém, uma grande vitrine profissional. Segundo ele, algumas propostas surgiram, mas para aceitar é preciso primeiro concluir o curso que vai até o 8º período. 

Jedian sempre estudou em escola pública. Bom aluno e com gosto para as ciências exatas, após formar no ensino médio na Escola de Educação Básica Sara Castelhano Kleinkauf, ele decidiu cursar Ciências da Computação na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, onde reside atualmente. 



Mais notícias