TV GC

Especial de Férias – Pequeno Chef

In Cucina - 20/07/2018 10:01


Durante o ano letivo nossos filhos chegam em casa com aquela fome, tudo pronto e servida para atender aos famintos. Hoje na coluna de gastronomia um desafio duplo, para mães (cuidadores) e filhos neste período de férias escolares.

O desafio é um planejamento completo para a execução de uma refeição, iniciando com a lista de compras, a execução do orçamento para esta refeição, realizar a compra no estabelecimento de sua preferência e por fim organizar tempo e espaço na cozinha para a manufatura do prato. Mas isso parece muito complicado? Claro que não, é um desafio de aprendizado, realizar tarefas do dia a dia, desde arrumar a cama ou lavar a louça traz noção de responsabilidade, mas executar a “incrível missão” de um almoço ou jantar em família vai além, traz a alegria da reunião e o prazer da degustação como prêmio. De acordo com a capacidade cognitiva do seu pequeno, as tarefas podem ser acrescidas (saber ler, escrever ou ainda fazer pequenas bolinhas de carne). Para hoje crianças vamos fazer Espaguete com Almôndegas!!!

ESPAGUETE COM ALMÔNDEGAS (4 a 5 pessoas)

IINGREDIENTES: 500 g de carne moída (eu uso patinho), 2 cebolas pequenas picadas bem fininho (essa é uma parte divertida), 3 dentes de alho picados, 1 pão francês amanhecido (umedecido em leite), 2 latas de tomate pelado (batido no liquidificador), 1 colher de chá de açúcar, 1 ovo, 3 colheres de chá de sal, 3 colheres de sopa de azeite oliva, 1 colher de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de óleo, 1 colher de chá de orégano, manjericão fresco picado à gosto e 1 pacote de espaguete (prefiro grano duro). Queijo parmesão ralado à gosto.

MODO DE FAZER: Em uma tigela misture, a carne, 1 cebola picada, o pão já demolhado em leite, 1 colher de sal (chá), 1 colher de sopa azeite de oliva, o ovo, orégano e deixe descansar por 30 minutos em geladeira. Enquanto isso inicie o molho e coloque uma panela de água para cozer a massa já com 1 colher de chá de sal. Para o molho refogue o restante da cebola, os 3 dentes de alho em 1 colher de sopa de azeite e 1 de manteiga em fogo médio. Quando estiver bem macio e transparente adicione o tomate pelado batido, 1 colher de chá de açúcar e a última de sal. Deixe apurar por 20 minutos, enquanto isso já inicie as bolinhas de carne (os bem pequenos gostam desta parte) com a massa reservada em geladeira, vá fritando em uma frigideira com as 2 colheres de óleo, até dourar e firmar (não precisa cozinhar por dentro), e vá adicionando as almôndegas ao molho ainda apurando, os sabores vão se integrar, adicione manjericão fresco à gosto. Cozinhe o espaguete de acordo com a orientação do fabricante, escorra e sirva o molho com almôndegas sobre a massa. Queijo parmesão ralado à gosto! 


Mais notícias