TV GC

Le Soufflé

In Cucina - 14/09/2018 09:06 (atualizado em 14/09/2018 09:06)


Vamos caprichar no biquinho para falar Soufflé...

Se não está frio...mas também não está calor... está chuvoso? Perfeito para um bom vinho e uma receita leve, saborosa com certo glamour e sempre com aquela expectativa de uma mágica francesa. Em português Suflê, esse prato da culinária francesa é cheio de mistério... sempre que entra ao forno são minutos de pequena tensão, vai subir ou não vai, uma brincadeira que costuma dar certo, todos querem saborear esse vulcão, simples e impactante!

Esta delícia pode ser doce ou salgada (queijo, espinafre, cenoura, chocolate, doce de leite), pode ser entrada, guarnição de carnes ou ainda sobremesa. Versátil com um toque de sofisticação, para este final de semana sugiro o desafio de executar um Soufflé au Fromage!

SOUFFLÉ AU FROMAGE (para 4-6 pessoas)

Ingredientes: 5 ovos (você irá utilizar 5 claras e 3 gemas), 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de manteiga, 1 ½  xic. de leite, 100 gr de parmesão ralado, 100 gr de Gouda ralado grosso, 100 gr de Emmenthal ralado grosso, sal, pimenta do reino branca moída e noz moscada moída.

Molho bechamel: Doure a manteiga e farinha de trigo, acrescente o leite morno devagar, mexendo sempre com um fuê (batedor de arame) até integrar todos os ingredientes e obter um molho grosso. Adicione sal e noz moscada à gosto.

Etapas: 1. Bater as claras em neve, 2. Fazer o molho Béchamel, 3. Integrar suavemente o bechamel morno às 3 gemas cruas, os queijos ralados e por último com as claras em neve, sal e pimenta do reino, 4. Em forno pré aquecido 180 graus condicionar a massa em 1 refratário médio ou 4-6 pequenos (depende do tamanho dos seus ramequins). Importante untar os refratários com manteiga e polvilhar farinha de trigo, as bordas devem estar muito limpas sem nenhum vestígio de massa, limpar com papel absorvente antes de ir ao forno. Coloque sobre uma forma antes de levar ao forno para uma manipulação mais ordenada. Em torno de 20 à 30 minutos, sirva imediatamente. Bon appétit amis ! E não esqueça do biquinho...


Mais notícias