TV GC

Planejamento pessoal e financeiro

com Pamella Janete Schons

Feminíssima - 01/11/2018 10:29


Pamella, sempre foi seu sonho ser contadora? Nos conte como foi a trajetória da sua carreira?

Iniciei o curso de ciências contábeis, por sempre gostar muito de matemática, e de organização, ao ir conhecendo o mundo da contabilidade, logo me apaixonei, assim decidi fazer estágio na área, fiz a prova do CRC e ao obter a aprovação comecei a trabalhar com algumas empresas para adquirir experiência, com isso o amor pela atividade só foi aumentando.

Pamella como foi a transição de um emprego fixo para ser uma profissional liberal e conciliar isso com sua vida pessoal, família e filho? 

O Emprego fixo me trazia estabilidade, mas eu queria muito mais que isso, queria apresentar para as empresas, pessoas e profissionais o meu trabalho, a minha capacidade de ajudá-lás na gestão do seu negócio, então sempre estive entusiasmada. Conciliar pessoal, família e filho, é algo que envolve muito planejamento, paciência, e saber que mesmo quando tudo está 100% planejado, pode dar errado, então um plano B a mão, é sempre uma ótima estratégia. 

Qual a importância do planejamento financeiro tanto pessoal como empresarial? 

Quando você planeja, você paga menos juros, ganha desconto nas compras e vive mais tranquilo. O planejamento junto com metas te ajuda a ter claro onde você quer chegar.

Quais dicas você pode dar para quem quer ter sucesso na vida financeira?

Sempre digo que é importante cada pessoa se adequar a sua realidade, se você não consegue acompanhar seus gastos em uma planilha do excel, não adianta ter uma planilha do excel, se a sua realidade é ter um caderno e consegue se organizar financeiramente com o caderno. Tenha um caderno, o importante é planejar e controlar.

Já para empresas e profissionais liberais é importante se pensar em ter um bom programa de gestão, com fluxo de caixa, planilhas de acompanhamentos, assessoria, e tempo para acompanhar e planejar. Se o empresário, administrador não gosta ou não tem tempo de estar na empresa realizando esse controle, o mesmo deve contratar alguém, pois tanto quanto é importante uma empresa ter faturamento, é ter controle, saber quanto é seu custo, e saber por quanto pode vender um produto ou um serviço para ter o lucro que deseja. 

Para quem ainda não tem planejamento na vida pessoal e/ou profissional o importante é dar o primeiro passo e começar. Você pode falhar, mas deve ter a consciência de parar, respirar e começar de novo. Tentar todos os dias, até que isso se torne um hábito muito saudável.


Mais notícias