TV GC

Envelhecer faz bem

Mondovinno - 23/11/2018 09:12


No Método Champenoise de elaboração de vinhos espumantes, aquele em  que a segunda fermentação ocorre diretamente na garrafa é possível, para os bons vinhos,  acrescentar ainda mais sabor, delicadeza, e elegância à bebida. Simplesmente pela ação do tempo, ou seja, pelo envelhecimento do líquido em condições adequadas, processo que leva o nome de afinamento.

Após a segunda  fermentação e remoagem das garrafas, a pressão interna é de aproximadamente 6 atm e o líquido fica turvo devido as leveduras que realizaram a segunda fermentação. As garrafas são retiradas dos pupitres e colocadas em estivas, que são pilhas de garrafas deitadas umas sobre as outras, separadas por lastros de madeira. As caves onde ficam as estivas devem ter temperatura que varia de 10° a 15°C, e pouca luminosidade. É aquele espaço escuro e silencioso das caves, que nas visitas avistamos de longe.

As leveduras vão liberando lentamente substâncias, responsáveis pelo caráter desse tipo de espumante. O tempo necessário para o envelhecimento é de, no mínimo, oito meses, mas pode se prolongar por vários anos,  desde que o vinho e a cantina reúnam as condições necessárias. E, esta é a novidade que começa a surgir na produção nacional. As cantinas agora compreendem  melhor suas uvas e os processos de produção. As caves foram preparadas e também o capital, porque é  manter o produto em estoque, por muitos anos, até a venda requer uma boa capacidade de investimento.

Mas o resultado vale a pena, e assim abre-se nova fronteira para a vinicultura brasileira. Espumantes produzidos pelo Método Tradicional, e envelhidos Sur le lies, sobre as lias, como dizem os franceses. Já podemos provar garrafas que permaneceram por até 48 meses neste processo de afinamento. Isto quer dizer quatro anos, aos quais se somam o tempo  de produção do vinho base, e algumas vezes o tempo do afinamento deste vinho base, que pode passar por barricas de carvalho antes de seguir para a segunda fermentação.

Então anote aí esta excelente novidade para presentear neste Natal, um grande amigo ou você mesmo.


Mais notícias