TV GC

ESPECIAL para FESTAS! MOUSSE DE SALMÃO DEFUMADO com tomate seco

In Cucina - 23/11/2018 09:18 (atualizado em 23/11/2018 09:31)


Estamos em novembro e o final do ano já está aí, com o clima que rege nosso país nada melhor que uma receita de fácil execução, adequada ao calor e com toque de sofisticação para a mesa de Festas de Natal ou Ano Novo.

A sugestão é prática e deliciosa, pode acompanhar saladas e torradas, na versão individual ou em forma grande (até refratário) faz sucesso pela leveza e rapidez no preparo. Bem vinda à mesa “Mousse de Salmão Defumado”, ainda mais saborosa com um toque de picles e tomate seco.

Sirva como entrada ou ainda como aperitivo, casa muito bem com o espumante tão bem vindo nesta época! Ainda na simpática opção de “shots” pode ser condicionada em copinhos de tequila e decorada com guacamole, descolado para festas informais!

MOUSSE DE SALMÃO DEFUMADO com tomates secos

Para 10 pessoas

INGREDIENTES: 3 pacotes 100gr de salmão defumado (300gr), 2 xicaras de maionese da sua preferência, 1 xicara de creme de leite fresco ou nata, 3 ovos (gemas e claras separadas), 3 colheres de sopa de relish de pepino picado (pepino em conserva adocicado), 3 colheres de sopa de tomate seco picado, 1 cebola média picada, Suco de 1 limão, 2 pacotes de gelatina sem sabor ( eles vêm em 4 partes) , 3 colheres de sopa de azeite extra virgem, sal e pimenta do reino branca à gosto.

MODO DE PREPARO: Refogue a cebola picada em 1 colher de sopa de azeite, apenas para murchar e reserve. Siga as instruções para aquecer a gelatina e reserve. Bata as claras em neve e reserve. Em um liquidificador ou multiprocessador integre: o azeite restante, as 3 gemas, maionese, creme de leite (ou nata), o relish, tomate seco, a cebola e o suco de limão. Bata bem até obter um creme, adicione o salmão defumado (pode reservar um pouco para decoração se quiser) aos poucos e a gelatina já ativada conforme instrução, acerte o sal e pimenta do reino à gosto. Integre suavemente as claras em neve, o creme pode ser enformado em potes individuais (untar com azeite), em forma para pudim, ou ainda em refratário caso não queira desenformar. Em geladeira por no mínimo 6h (ideal de um dia para outro). Sirva com saladas e torradinhas, simplesmente um luxo com frescor!


Mais notícias