TV GC

Verão em branco

Mondovinno - 11/01/2019 09:25


Passadas as comemorações é boa ideia deixar os espumantes descansarem na sua adega, dedique-se aos brancos!

E, esqueça a velha máxima: vinho bom é vinho tinto!

Os estrangeiros que trabalham com vinho e  visitam o país surpreendem-se com o baixíssimo consumo desta categoria de vinhos num país tão absurdamente tropical. Afinal na maior parte do ano as temperaturas seguem elevadas em quase todo o territorio nacional, nosso litoral é gigante e podemos ir a praia o ano todo, pelo menos para pegar um sol e caminhar!

Some-se isso tudo ao fato inegável que os super tintos, super alcoolicos, amadeirados e robustos estão na moda por aqui e esta explicado o pequeno consumo de vinhos brancos.

Mas sempre é boa hora de mudar, começando por você, apreciador amigo. Há inúmeras boas ofertas de vinhos cuja cor varia do amarelo palha muito claro até o ambâr, passando pelos magnificos liquidos com suas refrescantes notas verdes. No paladar o frescor dos brancos jovens, as finissímas agulhas na língua, o aroma inconfundível de flores, frutas e ervas descortinam um universo deliciosamente leve e prazeroso. Descubra os brancos nacionais, aproveite a incrível oferta de brancos importados a preços confortáveis e conheça brancos franceses, italianos, sul africanos, além dos mais conhecidos chilenos e argentinos.

Mas não esqueça, apreciar um bom branco exige um serviço correto. Taças altas, ovaladas são importantes para valorizar os aromas do vinho, e manter a temperatura correta, o que  é fundamental para que este vinho mostre todo ser caráter e  frescor. Quem prova brancos quentes tem todo motivo para não gostar deles.

Temperatura para brancos

6ºC a 8ºC os brancos doces (Sauternes, Moscato, Tokaj)

8ºC a 10ºC os brancos suaves e alguns brancos secos (Gewurztraminer, Vinho Verde, Muscadet, Vouvray, Sancerre, Orvieto, Chenin blanc)

10ºC a 12ºC os brancos mais secos (borgonhas, Chablis, bordeauxs brancos, Jerez fino, Riesling, Soave, Verdicchio, Chardonnays e Sauvignon blancs em geral)

12ºC a 14ºC para importantes  brancos secos mais velhos

Mais notícias