TV GC

Agricultura, Sindicato e Senar capacitam mais de 500 agricultores em dois anos

Nesta semana foram iniciados os cursos de 2019

São Miguel do Oeste - 24/01/2019 08:03

Foram retomados nesta semana diversos cursos voltados para os agricultores do município, realizados de forma gratuita numa parceria entre a Prefeitura de São Miguel do Oeste, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura, o Sindicato dos Produtores Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

De acordo com o secretário de Agricultura, Renato Romancini, mais de 500 agricultores foram capacitados em dois anos e, entre os cursos previstos para 2019, tiveram início Panificação, Inclusão Digital, Mulheres em Campo e Guia de Trânsito Animal (GTA).

Os moradores da Linha Bela Vista das Flores receberam o Curso de Panificação, que aprimora técnicas para a produção de biscoitos, bolachas, pães, panetones e sonhos. A programação do ano deve contemplar diversas comunidades com o curso que é desenvolvido em dois encontros.

Na Linha Caxias está sendo desenvolvido o curso de Inclusão Digital, o qual trabalha em dois módulos algumas ferramentas que habilitam os produtores rurais a participarem de outros cursos, a exemplo do GTA e do Nota Fiscal Eletrônica. Ele estará acontecendo nos dias 24 e 25 na Linha Nossa Senhora Aparecida.

O Curso de GTA foi realizado na terça-feira (22), com agricultores da Linha Canela Gaúcha, que aprenderam a acessar o Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense, o qual melhora e facilita o acesso do produtor aos serviços da Cidasc e permite que o mesmo solicite a e-GTA.

O Mulheres em Campo trabalha a autoestima da mulher do campo em cinco encontros, sendo uma média de dois por mês.

Conforme Romancini, os cursos seguem até o final do ano em diversas comunidades. Àquelas que ainda tiverem interesse, podem fazer a solicitação junto à Secretaria de Agricultura ou no Sindicato dos Produtores Rurais. “Estamos trabalhando e administrando junto com as pessoas e entidades. A educação e o conhecimento sempre foram prioridades para a nossa Secretaria. Mas isso tudo está sendo possível numa construção coletiva de toda a equipe, junto com as entidades”. 

O presidente do Sindicato, Adair Teixeira, parabenizou os agricultores pelo interesse em aproveitar os cursos e informou que atualmente são mais de 150 cursos a disposição dos produtores com o acompanhamento de mais de 280 instrutores.


  


Fonte: Ascom
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business TVGC (49) 99936 0092

Mais notícias