TV GC

CARNE SUÍNA

Vermelha ou branca?

In Cucina - 12/04/2019 14:36


Existem muitas dúvidas sobre o consumo de carne suína: É branca ou vermelha? Qual o teor de gorduras e colesterol? Transmite doenças se mal passada? São questões que fazem muitas vezes o consumidor deixar de preparar um corte suíno. 

O Brasil é grande produtor e exportador de cortes de porco, a qualidade na produção se inicia na escolha de espécies que atendam esse mercado desde o arraçoamento, padrões rígidos de higiene do criadouro ao abate e logística de distribuição. Sendo assim a carne de porco é segura para consumo e traz algumas vantagens pouco conhecidas.

A carne suína ainda que muito clara é classificada pela Associação de Criadores como vermelha devido à quantidade de mioglobina, dentre os cortes magros (aves sem pele e filé mignon bovino) é o que apresenta o mais baixo teor de gorduras e colesterol em comparação ao filé mignon suíno, perdendo nessa classificação apenas para os peixes.

Na coluna de gastronomia de hoje vamos para uma receita clássica, prática, rápida, rentável e muito saborosa que você poderá preparar no seu domingo de Páscoa, o lombo assado suíno.

LOMBO ASSADO com laranja e mel (para 5 pessoas):

INGREDIENTES: 1kg de lombo de porco, suco de 3 laranjas, 3 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de amido de milho, 3 dentes de alho, 1 ramo de alecrim, 2 colheres de sopa de óleo, 1 cálice de vinho branco,1 colher de sopa de páprica doce, sal e pimenta do reino à gosto.

MODO DE PREPARO: Em uma assadeira prepare o lombo com o tempero batido em liquidificador: alho, sal, pimenta do reino, vinho branco, páprica e óleo e o alecrim (só as folhas), esse molho deve marinar a carne por 30 minutos refrigerada. Aqueça o forno médio em 180 graus, asse o lombo por 30 minutos coberto com alumínio, retire o alumínio e acrescente o suco de laranja, aumente o forno para 200 graus para terminar o cozimento e dourar por mais 20 a 30 minutos aproximadamente. Retire a carne e deixe descansar, enquanto isso passe em peneira o fundo da assadeira para uma pequena caçarola, acrescente o amido, mel e engrosse em fogo baixo, mexendo sempre com fuê. Fatie o lombo e sirva com molho, guarneça com massas, arroz, farofa, saladas, vegetais cozidos,tudo combina com lombo!

Mais notícias