TV GC

Mamães, vamos estimular os bebês?

Feminíssima - 03/05/2019 14:28

Como falamos na edição da semana passada, o primeiro ano do bebê é uma fase de incríveis e rápidas transformações. Aonde o bebê que é totalmente dependente dos pais, sai de uma postura deitada, com movimentações em padrões primitivos e reflexos, para ao final do primeiro aninho de vida, chegar á postura em pé, deslocar-se para buscar brinquedos, coordenar melhor os movimentos das mãozinhas e iniciar as primeiras palavrinhas para comunicar-se com a família. 

Essas aquisições de habilidades do bebê se desenvolvem graças á maturação de todos os sistemas, em especial á do sistema nervoso central, aliada á qualidade dos estímulos ambientais que essa criança recebe. 

Á seguir algumas dicas de atividades, brinquedos e brincadeiras para estimular um bom Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) do bebê de zero á 12 meses de idade:


Dicas de zero á seis meses de idade: *Criar rotinas com hora do banho, alimentação, sono e brincadeiras *Cantar para o bebê e ouvir músicas de qualidade próprias para essa idade *Fazer massagem *Conversar muito com o bebê *Colocar o bebê de barriguinha para baixo, quando está acordadinho, sempre sob supervisão da família *Brincar usando espelhos *Móbiles *Chocalhos coloridos e fáceis de pegar *Brinquedos com texturas diferentes *Peças de encaixar e derrubar *Argolas coloridas *Livros de banheira e com texturas *Brinquedos de causa e efeito *Brinquedos sonoros *Mordedores com texturas *Bolas.

Dicas de seis meses á um ano de idade: *Procurar deixar o bebê brincar no tapetinho de EVA no chão *Incentivar a criança para deslocar-se para pegar os próprios brinquedos * Estimular o bebê no final deste semestre á puxar-se para em pé e caminhar apoiado nos móveis *Continuar á conversar muito e cantar músicas para o bebê, incentivando-o agora para dançar *Passear com o bebê, mostrando-lhe animais, plantas, pessoas e etc. *Não oferecer andador *Brinquedos de empurrar para estimular o andar *Mesas de atividades para ele se levantar e brincar *Cubos e copos para empilhar *Brinquedos de encaixe *Bonecas e carrinhos *Bichinhos de pelúcia * Livros musicais, com texturas, de animais e imagens que sejam familiares para o bebê *Álbum de fotos e de linguagem *Bolhas de sabão *Bolas de diferentes tamanhos *Brincadeira de esconde-esconde *Mímicas faciais para o bebê imitar *Levar o bebê no parquinho *Estimule-o a comer com os dedos e a beber no copo com a sua assistência *Deixar a criança brincar descalça para ajudar á adequar os estímulos táteis e fortalecer todos os músculos do pé. 

Agora que você já leu todas as dicas, saiba que de nada elas adiantam se não houver dois ingredientes essenciais para qualquer tipo de desenvolvimento, seja ele biológico ou emocional, do seu filho: Amor e muita Dedicação!

Texto de: Dra. Franciele de Almeida Innig. Fisioterapeuta Pediátrica e Neuropediátrica. Autora do Blog FisioKids. Mãe da Isabella e do Thiago.

Homenagem a algumas mamãe lindas!


Essas irmãs e mamães lindas Daieli e Jocieli Scariot


Gabriela Kaufman


Suzana de Góis


Fernanda Scremin

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business TVGC (49) 99936 0092

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.