TV GC

Escola Municipal Bandeirante desenvolve projeto “Clube da Leitura”

Alunos de diferentes faixas etárias participam do projeto que iniciou em abril e segue até o final de outubro

Bandeirante - 03/05/2019 15:29 (atualizado em 03/05/2019 15:29)
Carregando Vídeo


Foto: Divulgação


Com o objetivo de incentivar o prazer da leitura nos alunos, a Escola municipal Bandeirante desenvolve o projeto “Clube da Leitura”. Ele é aplicado com os estudantes de diferentes faixas etárias desde abril deste ano, e deve se estender até o final do mês de outubro deste ano. 


Segundo a orientadora Educacional, Daniela Regina B?sing, que coordena o projeto, o “Clube da Leitura” surgiu da necessidade de despertar nos alunos o prazer em ler.


 — Há um envolvimento muito bom dos alunos na atividade, pois quinzenalmente as turmas de Anos Finais fazem contação de histórias para as turmas de Pré-escolar e Anos Iniciais o que exige deles preparação fazendo o estudo das histórias, a construção do cenário e a vestimenta dos personagens  — , explica. 


Além da contação de histórias o “Clube da Leitura” é responsável pelas atividades culturais da escola com apresentações referenciadas em livros de literatura, filmes, poesias, poemas, contos, crônicas e outros. Conforme Daniela, além de ensinar a leitura para os alunos, um dos grandes desafios é ensiná-los a decifrar códigos e ter o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. 


A orientadora ressalta que o hábito da leitura  — deve ser estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem das crianças  — , ressalta. 


Além de todos esses benefícios, Daniela destaca que a leitura transmite valores essenciais para a convivência em sociedade.


 — A contação de história é uma fonte inesgotável de experiências que amplia o horizonte dos alunos e aumenta o conhecimento em relação ao mundo que os cerca proporcionando uma aprendizagem significativa. O interesse na escuta das histórias aguça a imaginação e a criatividade e assim forma novos leitores  — , finaliza. 


Fonte: TV GC / Gisele Petry

Mais notícias