TV GC

Para homenagear a Mamma

Mondovinno - 10/05/2019 15:45


O dia mais importante do ano é neste domingo! Não tem coração de pedra que não derreta neste dia tão especial! E, como manda a tradição, uma grande comemoração tem que ter comida e bebida!

As comidas podem ser simples ou sofisticadas, mas devem ser preparadas com uma generosa dose de carinho. E, qual seria o melhor vinho para alegrar a Mamma?

Sugiro sempre começar com um espumante, que é a bebida da alegria, da confraternização, das boas vindas. Afinal, as borbulhas finissimas subindo numa coluna no centro  da taça elevam qualquer espirito. Não esqueça de gelar bem sua espumante, de 5 a 8°C, abrir com cuidado a garrafa e servir cada taça somente até a metade, de modo que a bebida seja consumida até o fim na temperatura adequada. Na escolha da garrafa, privilegie as nacionais. O mundo todo aprecia nossos frescos e bem  elaborados espumantes.

Para acompanhar um bom churrasco, mal passado ou ao ponto, um bom Malbec argentino, frutado e com madeira. Um  Tannat uruguaio, um Cabernet sauvignon nacional combinam bem as carnes vermelhas, como picanha, linguiça, e até o frango, se for bem condimentado.  Para quem aparecia cortes suínos, um Tempranillo Joven espanhol, um Carmenere chileno e até mesmo  um Chardonnay mais encorpado. Se a carne vier assada ao forno vá de Syrah nacional, um frances de Bordeaux, ou um tinto do Douro.

Se o prato principal for massa com molho vermelho, aposte no Merlot nacional, sem madeira, ou um Carmenere leve. Para massas com frutos do mar, ou com molhos brancos  prefira os brancos ou volte para o espumante, mas desta vez tente um brut.

Se pensar em risottos, ainda melhor! São uma excelente opção para reuniões festivas. Saborosos, confortáveis, agradam todos os  paladares e harmonizam muito bem com Merlot e Carmenere, se a receita levar carne, funghi, tomate. Para risottos de queijos suaves e vegetais prefira vinhos brancos leves e frutados como Sauvignon blac, torrontés, Pinot grigio. Mas se o risotto for de parmesão volte para o tinto leve, Pinot, Merlot, um frances!

Mais notícias