TV GC

CHOCOLATE QUENTE muito cremoso!

In Cucina - 09/07/2019 11:52


A bebida mais popular do inverno tem uma grande história em sua origem, o período das grandes navegações marca o encontro dos espanhóis com a civilização Asteca no século XVI e a descoberta da bebida quente, amarga e apimentada, derivada da torra das sementes do cacau, consumida pelos astecas. Nos dias de hoje, espanhóis não abrem mão de uma xícara muito cremosa com churros no café da manhã, uma versão quente, doce e láctea que apreciamos muito para o inverno.

De lá para cá muita coisa mudou, influências de várias culturas ao longo dos séculos (Inglaterra, Jamaica, França por exemplo) contribuíram para que esta delícia de inverno fosse acrescida de leite, creme de leite, ovos, licores, destilados, pimentas, marshmellow, suspiros, chantilly, confeitos e até queijo na versão mexicana. As opções de receitas são tantas que para hoje faremos uma bem simples, que você poderá usar como base para sua imaginação fluir em uma xícara fumegante e densa de chocolate neste final de semana frio em nossa região.

CHOCOLATE QUENTE CREMOSO (para 6 pessoas)

INGREDIENTES: 1l de leite integral, 1 nata, 1 barra de chocolate meio amargo, 3 gemas de ovos (reserve as claras para o merengue), 3 colheres de sopa de chocolate em pó (do padre recomendo), 2 colheres de sopa de amido de milho, raspa de 1 limão, 8 colheres de sopa de açúcar refinado, 1 dose de cognac (é opcional mas eu não deixaria de colocar) ou licor de sua preferência.

MODO DE PREPARO: No liquidificador bata: O leite, nata, gemas, 5 colheres de açúcar (reserve 3 para o merengue), chocolate em pó e amido de milho. Passe para uma caçarola em fogo brando e acrescente o chocolate em barra picado, vá mexendo até que alcance a fervura e inicie a engrossar. Em uma batedeira bata as 3 claras com as 3 colheres de açúcar restantes, as raspas de limão e uma pitada de sal ao ponto de suspiro (fazendo pontas), em torno de 5 minutos batendo sem parar. Quando for servir acrescente o cognac e deixe ferver mais 2 minutos, sirva com o merengue sobre o chocolate quente. 

Mais notícias