TV GC

FRITTATA DI SPAGUETTI

In Cucina - 16/08/2019 13:55


Sabe aquela massa que sobrou e você não sabe o que fazer?

Ainda que um prato originalmente de reaproveitamento, a Fritatta di Pasta é uma receita já consagrada na cozinha napolitana, pode-se utilizar aquele espaguete que ficou do almoço de família ou cozinhar uma massa (curtas ou longas), porque vale a pena fazer essa delícia sem esperar pelas sobras. O grande livro “Cucchiaio d”Argento” (colher de prata) enaltece essa simples receita como uma das maravilhas gastronômicas italianas. 

Existem algumas opções para o preparo, na frigideira (como um omelete) na versão original, virando ara dourar dos dois lados (eu utilizo um prato), em forma de bolo ou torta (no forno) ou ainda em refratário. Não importa o sabor que você prepare a massa, pode estar com molho de tomate ou branco, é só colocar os ovos batidos queijo, leite, pancetta (vamos utilizar o bacon para adaptar), queijos,  sal e pimenta do reino que a massa se torna crocante por fora e macia por dentro. 

FRITTATTA DI SPAGUETTI

INGREDIENTES: 1 pacote de spaguetti grano duro, pré cozido al dente, 5 ovos batidos, 200 gramas de mozzarella ralada grossa, 300g de bacon em cubos frito, 200g de parmesão ralado, 1 copo americano de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, sal e pimenta do reino preta moída à gosto.

MODO DE PREPARO: Em uma tigela misturar os ovos, leite, mozzarella, parmesão (reserve 100 g), bacon e tempere com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira grande ou refratário use a manteiga para untar (se for na frigideira use metade e na virada use a outra metade para dourar os dois lados) e o parmesão restante. A mistura de ovos deve regar a massa, misturando com um garfo, depois não pode mais mexer para fazer a casquinha. Se for a montagem para forno, use toda a manteiga para untar, coloque a massa, misture os ovos e polvilhe com o parmesão restante. Na frigideira: use fogo médio para dourar bem os dois lados. No forno: pré aquecido 180graus em torno de 30 minutos. 

Mais notícias