TV GC

Palestra “Cuidar de quem cuida, saúde emocional” é realizada em Descanso

Evento foi promovido em alusão ao Agosto Laranja

Descanso - 27/08/2019 18:46


Profissional alertou que percentual muito alto de emoções podem culminar em doenças (Créditos: Deonir Dalpias)


O Governo de Descanso por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social, em parceria com a Apae, desenvolveu várias atividades durante o Agosto Laranja. E, na tarde desta terça-feira, 27, foi ministrada a palestra “Cuidar de quem cuida, saúde emocional”. Dezenas de pessoas, inclusive, profissionais da saúde pública municipal participaram da programação no Clube SAD.


O psicólogo, suicidólogo e perito criminal, Abel Peter abordou questões de prevenção às deficiências físicas, mentais, visuais, intelectuais e múltiplas. Também destacou da saúde mental, espiritual e social. “Um percentual muito alto de nossas emoções podem culminar em doenças se a gente não cuidar e tratar”, alertou.


Segundo o secretário de Saúde, Cleber Rech, o conhecimento e a informação são meios eficazes para se fazer a prevenção. “Em 2010 trabalhei na Apae. Aprendi muito com os colegas. Com os alunos também, porque eles têm um coração puro, de amor e sem maldade”.


A diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Adriana Balbinot, ressaltou a importância do Agosto Laranja. “Várias ações foram desenvolvidas durante este mês. A prevenção é o melhor remédio, é possível evitar muitas doenças. É em favor do conhecimento que vocês estão aqui hoje”.


O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Maximino Bortolotto, lembrou a lei criada para a instituição do Agosto Laranja no município de Descanso e do trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na Apae.


Amanhã, profissionais da Apae vão ministrar palestra na Escola Everardo Backheuser com o tema “Diversidade e inclusão”

Fonte: Ascom Prefeitura

Mais notícias