TV GC

Produtores rurais participam de encontro sobre conservação do solo

Segundo pesquisador o Leandro Do Prado Wildner, o diagnóstico do solo na região Sul do País não está bom

Barra Bonita - 20/09/2019 08:01 (atualizado em 20/09/2019 08:02)
Carregando Vídeo


A Secretaria de Agricultura juntamente com a Prefeitura Municipal de Barra Bonita em parceria com a, Epagri, Sicoob, Raix e Rodomac, promoveram na quarta-feira, dia 18, um encontro para tratar sobre o uso e preservação do solo. A atividade que reuniu agricultores/produtores aconteceu no salão da Linha Polaca, com início às 9h. A primeira palestra foi com Leandro do Prado Wildner, pesquisador da Epagri e CEPAF, que abordou o tema o Manejo e Conservação do Solo.

De acordo com Leandro do Prado Wildner, o diagnóstico do solo na região Sul do País não está bom, com bastante compactação e pouca matéria orgânica. Segundo ele, o plantio direto, manter o solo permanentemente coberto e promover a rotatividade de culturas são algumas medidas que podem melhorar o solo. Ele também defendeu programas de incentivos pelo governo, como foram feitos nos anos 90, caso do Microbacias 1 e 2.

Segundo engenheiro agrônomo da Epagri e coordenador do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da região Extremo-oeste, Clístenes Guadagnin, estima-se que mais da metade dos solos da região têm problemas de compactação, gerado principalmente em áreas intensamente cultivadas e pelo excesso de tráfego de máquinas e pesadas. Ele acrescenta que os problemas impedem que a produção possa ser elevada a todo seu potencial. Ele lembra que o encontro tem a proposta de ocorrer em todos os municípios, sempre em parceria com prefeituras e entidades.

Presente no evento, o prefeito de Barra Bonita, Moacir Piroca, defendeu a importância do evento para levar mais conhecimento aos agricultores, que a partir disso podem melhor seus índices de produção. Ele frisa que além de apoiar e promover eventos como o ocorrido, a Prefeitura também disponibiliza através da Secretaria da Agricultura, pessoas preparadas para levar novas técnicas e tecnologias às propriedades, o que possibilita maior ganho em produção. “Somos um município essencialmente agrícola. O agricultor tendo seu padrão de vida melhorado, aumenta o movimento econômico e no fim todos ganham, pois o município cresce e se desenvolve”, conclui.

Ao meio dia foi serviço almoço gratuito aos participantes, sorteio de Brindes e às 13h30 Palestra com André Luiz Rech, da Raix, sobre adubação verde. Na sequência houve demonstração/prática no campo com a empresa Rodomac.


Fonte: TvGC

Mais notícias