TV GC

INICIA HOJE A FACIG EM GUARACIABA

De Olho no Campo - 04/10/2019 14:18


Inicia hoje dia 04/11 e vai até domingo dia 06/11/19 a FACIG (Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Guaraciaba) em Guaraciaba no extremo oeste catarinense.

A feira é tradicional no município e oferece uma série de atrativos como expositores do comércio, da indústria e da agropecuária. Onde irão mostrar toda potencialidade do município e região.

Além do grande número de expositores também ocorrem palestras técnicas, economia e assuntos diversos. Também vai ter uma grande estrutura com praça de alimentação e exposição de animais, máquinas e produtos para comercialização.

Toda boa feira também tem bons e diversificados shows regionais e nacionais, sendo que estes acontecerão no estádio de futebol do Harmonia. Atrações para todos os gostos como Matogrosso e Mathias e João Neto e Frederico. A abertura da Facig de Guaraciaba acontece nesta sexta feira dia, 04, às 14:00 horas.

2º ENCONTRO DE PROTETORES AMBIENTAIS


São Miguel do Oeste sediou no dia (28) a 2ª Edição do Encontro Regional dos Protetores Ambientais do Extremo Oeste. Protetores das 18 turmas já formadas e das duas em formação participaram com público superior a 200 pessoas entre jovens protetores ambientais, instrutores da Polícia Ambiental e representantes de entidades parceiras no programa.

O evento que durante a manhã aconteceu na Câmara de Vereadores e na parte da tarde teve sequência com uma gincana cooperativa para a integração dos protetores ambientais no Parque Rineu Gransotto (Faismo).

No ano em que o programa comemora 10 anos de existência no Extremo Oeste, também foi realizado o 2º Curta Proa, que teve como objetivo a produção dos curtas-metragens. A temática foi: "Com nossas experiências e perspectivas após o Programa Protetor Ambiental o que esperamos para o nosso município, quanto aos aspectos socioambientais para os próximos 20 anos." Foram premiados os três primeiros colocados. 

O grande vencedor deste ano do Curta Proa foi o Projeto Amigos do Arroio Bandeirante do município de Bandeirante, extremo Oeste Catarinense, que protege o arroio que abastece a cidade. O grupo de ex-protetores ambientais do município de Paraíso fizeram o documentário e apresentaram ao público presente. 

Como não poderia ser diferente, sempre estamos de olho e participamos do 2° Encontro de protetores ambientais em comemoração aos 10 anos do programa. Participamos do evento por dois motivos muito importantes, primeiro que minha filha foi aluna do programa de protetores ambientais e em segundo lugar por que o projeto vencedor do Curta Proa é do município onde trabalho e fui coordenador do mesmo quando iniciamos o projeto.  

O QUE É O PROGRAMA DE PROTETOR AMBIENTAL

A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina - PMA, desenvolve em todo o Estado um programa de educação ambiental denominado "Protetor Ambiental". Tal programa voltado ao público adolescente de 12 a 14 anos, tem por finalidade aproximar a PMA das novas gerações, fomentando a prevenção de ilícitos ambientais. Os protetores ambientais são adolescentes treinados e disciplinados, que auxiliam a Polícia Militar Ambiental em suas atividades de educação ambiental.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) como integrante do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) tem o poder/dever, conforme Lei 9.795/99, promover ações de educação ambiental, objetivando o trabalho de proteção das áreas de preservação, conservação, recuperação e a qualidade de vida, a partir da melhoria constante do meio ambiente. Neste sentido o BPMA criou em 1999 no município de Rio do Sul o Programa Protetor Ambiental (PROA), com foco na educação informal de adolescentes da rede pública e privada de ensino com questões relacionadas ao meio ambiente.

Para tanto, o PROA, sob a premissa de que ninguém preserva o que não conhece, visa disseminar conhecimentos sobre fatores bióticos e abióticos aos adolescentes na faixa etária entre 12 e 14 anos, através de atividades teóricas e práticas desenvolvidas e/ou coordenadas por policiais militares do BPMA, como também convidados de outras instituições. A PMA almeja desenvolver nos futuros tomadores de decisão uma consciência ecológica, através de práticas voltadas a preservação do meio ambiente e integração social, bem como fortalecer o espírito de união e reciprocidade entre os integrantes, que lhes permita ponderar suas atitudes e influenciar as ações e omissões dos demais integrantes do meio socioeconômico em que estiverem inseridos. 

Para ingressar no PROA, o aluno passa por um teste teórico aplicado por integrantes da PMA. Tal teste é composto de questões objetivas relacionadas à temática ambiental, fauna, flora, recursos hídricos e outras problemáticas ambientais. A classificação dos alunos se dá pela maior nota nas questões objetivas, porém o rendimento escolar anual fica como critério de desempate. 

ENCONTRO DE URTs DE LEITE NO MUNICÍPIO DE PARAÍSO


Aconteceu no dia 02/10/19 no Distrito da Grápia em Paraiso o 6º Encontro de URTs (Unidade de Referência Tecnológica) de leite. O evento é organizado pela Epagri e tradicional na região. Acontece anualmente e cada ano em município diferente. Fazem parte deste polo os municípios de Paraíso, Bandeirante, São Miguel do Oeste, Descanso, Barra Bonita e Guaraciaba.

Em cada município é instalado uma URT numa propriedade e nela são desenvolvidas tecnologias para melhorar a produção de leite que busca a produção sustentável com foco na produção de leite a base de pasto perene.

Essas URTs servem de referência e modelo para as demais propriedades buscar o conhecimento ali aplicado ou até mesmo uma nova tecnologia. Essa metodologia é a mais aceita pelas famílias, pois conhecem na própria comunidade os resultados aplicados a campo.

O objetivo desses encontros de URT é trocara experiências entre os participantes que possui uma unidade instalada em sua propriedade. Além disso, conhecer outras para depois aplicar as novidades em sua URT. 

 Este ano no evento Aconteceram duas palestras. Uma que tratou sobre “Alimentos conservados, uso de ração e custo de produção” com o extensionista da Epagri Valmir Kretschmer. A segunda palestra tratou sobre o “Uso da homeopatia animal” com o veterinário da Epagri Jaime Alcir Vieira Prestes. À tarde o público visitou a URT da família de Lari e Cristina Siebeneichler para conhecer o sistema de piqueteamento, cisterna, aplicação da homeopatia e outros assuntos ligas a cadeia produtiva do leite.

Mais notícias