TV GC

BEBÊ EM FOCO PARTE 4

São Miguel do Oeste - 09/09/2020 10:44 (atualizado em 09/09/2020 10:45)

Graziele A. D. Ghizzi: Terapeuta Ocupacional formação em neuropediatria, Bobath, seletividade alimentar, integração sensorial.

DICAS DE COMO ESTIMULAR A VISÃO DO SEU BEBÊ NOS PRIMEIROS MESES

Nos primeiros meses, o mundo de um recém-nascido está cheio de formas embaçadas, luz e sombras. Ele só pode se concentrar em objetos que estão a menos de vinte centímetros de seu rosto. Isso é o suficiente para que ele consiga ver o rosto de quem o segura no colo. Por isso, quando pegar o bebê, deixe ele bem perto de você.

À medida que a visão do bebê se torna mais clara, existem algumas orientações que você pode fazer para estimular as habilidades da visão:

Mova objetos à sua frente: isso os ajudará a aprender a seguir objetos/pessoas/animais com os olhos. Utilize cores: após os dois meses, os bebês passam a diferenciar cores e focar sua atenção nas cores primárias, como vermelho, amarelo e azul. Uma sugestão para estimular a visão e a diferenciação das cores é utilizar brinquedos com cores contrastantes e diferentes formas. Esconda objetos e utilize móbiles: após os quatro meses, bebês já conseguem localizar e perceber a distância entre eles e o objeto de seu interesse, ou seja, a percepção de profundidade já está se desenvolvendo. Por isso, são capazes de interagir com brincadeiras de esconder e acompanhar o movimento das coisas.

FIQUE ATENTO!

Mesmo esteja estimulando seu filho a desenvolver as habilidades visuais adequadas, a melhor maneira de proteger os olhos do bebê é através de exames

oftalmológicos regulares. Problemas de visão podem atrasar o desenvolvimento de um bebê, por isso é importante levá-lo ao oftalmopediatra pelo menos uma vez ao ano, para ser feito o acompanhamento do desenvolvimento da visão.


Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business TVGC (49) 99936 0092

Mais notícias