TV GC

BEBE EM FOCO PARTE 5

São Miguel do Oeste - 21/09/2020 14:42


DICAS DE COMO ESTIMULAR A VISÃO DO SEU BEBE DE 6 MESES A 3 ANOS

Após os seis meses, os bebês começam a desenvolver a coordenação visomotora, que é a capacidade em usar as mãos e os olhos conjuntamente, de forma coordenada.

Nessa fase, através da introdução alimentar ele começar a aprimorar a percepção das cores, formatos e texturas dos alimentos irão auxiliar no desenvolvimento da coordenação visomotora.

Sendo assim, nesse período de 01 a 03 eles já têm consciência de seu corpo em geral e estão aprendendo a coordenar sua visão com seus movimentos corporais, agarrando e jogando objetos, rastejando e reconhecendo o ambiente onde estão.

Nessa fase é importante encorajar o bebê a rastejar para buscar objetos no chão, principalmente objetos que ele possa montar e desmontar, estimulando assim as habilidades motoras. Uma vez que seus músculos ainda estão em desenvolvimento, ele pode parecer desajeitado em seus movimentos, mas sua visão em si já está desenvolvida.

A partir dos 18 meses, bebês gostam de rabiscar e pouco a pouco seus desenhos vão evoluindo. Fornecer a uma criança materiais de desenho apropriados para a idade irão promover seu desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento do senso artístico, afirmação da personalidade, melhorias da coordenação motora fina além de incentivar a expressão de emoções.

Aproveite e conte histórias utilizando livros coloridos e ilustrados. Essa atividade irá despertar a curiosidade e estimular a imaginação.

FIQUE ATENTO!

Mesmo esteja estimulando seu filho a desenvolver as habilidades visuais adequadas, a melhor maneira de proteger os olhos do bebê é através de exames oftalmológicos regulares. Problemas de visão podem atrasar o desenvolvimento de um bebê, por isso é importante levá-lo ao oftalmopediatra pelo menos uma vez ao ano, para ser feito o acompanhamento do desenvolvimento da visão. 


Graziele A. D. Ghizzi: Terapeuta Ocupacional formação em neuropediatria e
neuro adulto, Bobath, seletividade alimentar, integração sensorial.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business TVGC (49) 99936 0092

Mais notícias