TV GC

DNIT inicia pavimentação em concreto na pista principal da BR-163 na região

Sistema ‘pare e siga’ será executado 24 horas por dia enquanto as obras perdurarem

GERAL - 12/05/2022 17:54 (atualizado em 13/05/2022 20:24)
Carregando Vídeo


À noite, não haverá obra, mas, devido à necessidade de secagem do concreto aplicado, o tráfego seguirá em meia-pista e no sistema ‘pare e siga’

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou na quarta-feira (11) a pavimentação em concreto da pista principal da BR-163/SC, em São José do Cedro, na altura do km 97. Com a obra, o trânsito sofrerá grande alteração.

O pavimento, atualmente em asfalto (pavimento flexível), será todo coberto por concreto (pavimento rígido), com o objetivo de trazer maior durabilidade e segurança para a rodovia marcada pelo grande fluxo de carretas de transporte de grãos. Segundo o DNIT, a escolha pelo concreto se deu pela BR-163/SC ser um corredor logístico de insumos para o agronegócio. 

No local, as equipes, informou o órgão, executarão um serviço chamado whitetopping, em que o concreto é lançado diretamente sobre o asfalto, utilizando-o como base. 

A operação inicia após a inauguração do viaduto de acesso a São José do Cedro, a rótula de acesso ao município de Princesa, e a construção de ruas laterais ao longo da rodovia. O passo seguinte é avançar na pista principal com a nova pavimentação. 

Novo fluxo de trânsito

Durante o dia, o trânsito será interrompido totalmente (em ambos os sentidos) por duas horas para que a pavimentação seja aplicada. Após este período, o tráfego será aberto em meia-pista, no sistema ‘pare e siga’, até zerar a retenção de tráfego.

Com o fim da retenção, a rodovia volta a ser completamente interditada por mais duas horas para sequência das obras. Depois, há nova execução de ‘pare e siga’ em meia-pista até que a retenção de veículos seja novamente zerada. O trabalho segue nesta alternância diariamente das 7h às 18h.

À noite, não haverá obra, mas, devido à necessidade de secagem do concreto aplicado, o tráfego seguirá em meia-pista e no sistema ‘pare e siga’.

Os trabalhos serão diários e vão avançando ao longo da rodovia. O sistema ‘pare e siga’ seguirá sendo executado 24 horas por dia enquanto as obras perdurarem - inclusive aos finais de semana. Os motoristas podem utilizar rotas alternativas e desvios por rodovias estaduais. 

No local, as equipes do DNIT farão a sinalização necessária para segurança da operação. O DNIT pede atenção aos motoristas que passarem pelo local.

Fonte: Ascom DNIT
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business TVGC (49) 99936 0092

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.